Nova Petrópolis promove ações em prol da campanha Outubro Rosa

05/10/2017

Nova Petrópolis está engajada na luta pela prevenção e diagnóstico precoce do câncer de mama e ginecológico. Em prol da campanha Outubro Rosa, a Secretaria Municipal de Saúde e Assistência Social promove atividades voltadas, especialmente, às mulheres durante o mês. As atividades serão realizadas na comunidade e nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs). As equipes de saúde irão promover ações com foco na conscientização sobre saúde da mulher e as formas de prevenção, tratamento e diagnóstico precoce do câncer.

Durante outubro, todas as equipes de saúde direcionarão um olhar especial para a prevenção do câncer de mama e colo uterino, disponibilizando mais informações em consultas médicas e de acolhimento. As atividades referentes ao Outubro Rosa iniciam no dia 7 de outubro, com coleta de pré-câncer e um bate-papo durante a manhã na sala de espera da UBS Piá, com a dentista Daniela Aumond.

A caminhada da campanha ocorre na quarta-feira, 11 de outubro, às 15h30min, com saída em frente à UBS Centro. As equipes da Secretaria de Saúde e Assistência Social irão participar da caminhada, por isso todas as UBSs estarão fechadas a partir das 15h, por isso o Hospital Nova Petrópolis é referência para atendimentos de urgências e emergências durante o período. O Centro de Apoio Psicossocial (CAPS) e Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) estarão com equipes e atendimentos reduzidos durante o momento. Após a caminhada, haverá a abertura oficial da ‘Casa de Vidro Rosa’ que, até o dia 29 de outubro, contará com profissionais da saúde fazendo esclarecimentos sobre o câncer à comunidade interessada e, em momentos definidos, realizarão testes rápidos.

O Outubro Rosa é um movimento que surgiu na década de 90, nos Estados Unidos, e tem como objetivo principal trazer à tona a importância da prevenção e diagnóstico precoce do câncer de mama. A campanha é direcionada à sociedade, principalmente às mulheres. O laço rosa simboliza mundialmente a luta contra o câncer de mama e foi adotado pelo movimento na última década do século 20.

A prevenção do câncer de mama é baseada no controle de fatores considerados de risco. Não fumar, evitar o consumo de bebidas alcoólicas, controlar o peso corporal para evitar a obesidade, adquirir hábitos saudáveis e praticar exercícios físicos regularmente são recomendações básicas de prevenção. A amamentação também é considerada um fator protetor.

As atividades da campanha Outubro Rosa de Nova Petrópolis são organizadas pela Secretaria Municipal de Saúde e Assistência Social, em parceria com as equipes de Estratégia de Saúde da Família (ESFs), das Unidades de Saúde (UBSs) do Município.

 

Confira a programação de Nova Petrópolis no Outubro Rosa:

7 de outubro - Sábado

08h às 12h – UBS Bairro Piá - Coleta de pré-câncer e palestra na sala de espera sobre “Saúde da Mulher”, com a dentista Daniela Aumond

11 de outubro – Quarta-feira

15h30min – UBS Centro - Caminhada Outubro Rosa. Após haverá abertura da Casa de Vidro Rosa na Praça das Flores.

19 de outubro – Quinta-feira

16h – UBS Vale Verde - Bate-papo “Saúde da Mulher”, com coquetel e sorteio de brindes

25 de outubro – Quarta-feira

14h – UBS Linha Brasil - Bate-papo “Saúde da Mulher”, com a médica ginecologista, Neiva Schumann, na sala de espera

26 de outubro – Quinta-feira

14h - Escola Padre Amstad de Linha Imperial - Bate-papo “Saúde da Mulher”, com coquetel e sorteio de brindes com a equipe da Unidade Básica de Saúde do Vale Verde

14h – UBS Vila Germânia - Tarde Cor de Rosa e palestra

27 de outubro – Sexta-feira

15h - UBS Centro – Coleta de exame de pré-câncer e palestra, com psicóloga da AAPECAN.

Fonte: Assessoria de Imprensa - Prefeitura de Nova Petrópolis

 

Compartilhe esta notícia:

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Em breve

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nossos serviços. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com a nossa Política de Privacidade.