O poder da Inteligência Emocional

21/07/2017

Você já ouviu e talvez esteja até acostumado a ouvir que pessoas com um maior quociente de inteligência – o famoso Q.I – são as que se dão melhor em suas carreiras profissionais.

O que você talvez não saiba é que existe outro tipo de inteligência: a emocional, que parece ser o segredo por trás de muitas pessoas de sucesso. 

1. O que significa Inteligência Emocional?

Significa basicamente que você consegue identificar suas emoções com mais facilidade em primeiro momento. Avança no sentido de que ao identificá-las (suas emoções) você busca entendê-las, refletir sobre elas, e de uma determinada maneira, até lógica, você consiga administrá-las e tomar melhores decisões com base nisso. Um estado avançado de IE é quando você consegue identificar também estas emoções em outras pessoas.

2. Este assunto é indicado somente para líderes e gestores?

Definitivamente não. É indicado para todos, porque independentemente de posição, todos queremos tomar melhores decisões e queremos lidar melhor com sensações como frustração, perda ou ainda ter mais habilidade sociais, autocontrole e empatia. 

3. Qual a importância de se ter Inteligência Emocional? Qual o seu impacto no dia a dia?

Travis Bradberry, um expert em IE, em suas pesquisas detectou que pessoas com alto nível de IE procuram ser bem sucedidas e tem um convívio social muito melhor, porque conseguem controlar suas emoções e constantemente avaliam suas atitudes e pensamentos. Pesquisas recentes comprovaram que pessoas emocionalmente inteligentes conseguem um melhor resultado em seu ambiente de trabalho. Um estudo que avaliou 17 mil pessoas, desde a infância até chegarem a fase adulta (Um período de 50 anos) comprovou que as pessoas consideradas emocionalmente inteligentes eram mais bem sucedidas em suas profissões do que aquelas com grandes pontuações de QI. 

4. Pessoas que demonstram Inteligência Emocional possuem mais chances de serem bem sucedidas?

Sim, existem pesquisas que sugerem que pessoas que desenvolvem cedo a IE não tem apenas sucesso em suas promissões como vivem relacionamentos amorosos estáveis e duradouros, além de apresentarem baixos níveis de ansiedade ou mesmo depressão. Evidencia-se que são até mesmo mais saudáveis. 

Fonte: Coach Cristian Tonin

Compartilhe esta notícia:

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Em breve

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nossos serviços. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com a nossa Política de Privacidade.